domingo, 14 de outubro de 2012

Angústia - de onde vem a cura?



"O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica". (Salmo. 119: 50)

A angústia, assim como tantas outras chamadas doenças da alma tem tomado conta cada vez mais de uma parcela considerável de pessoas mundo afora, fato constatado sem muito esforço em uma rápida e simples conversa na fila do banco ou em outro lugar aonde seja um ponto de encontro. Essa sensação de "abafamento", de se sentir "afogado", ou "apertado" em um lugar estreito não surge de uma hora para outra, ela é o acumulo das pressões do dia a dia, das cobranças de amigos e familiares e da enorme quantidade de opções que surgem a todo o momento deixando-nos sem saber o que devemos escolher. Daí a sensação de insegurança. Quando temos muitas opções, podemos não ter opção nenhuma na verdade.

É claro que em poucas linhas não posso querer me propor a dar a solução para a angústia, de forma pormenorizada, mas posso indicar O CAMINHO (João. 14: 6) a ser seguido, indicar o NORTE e o PORTO SEGURO em momentos como este, pois somente quem quer se livrar dessa sensação poderá obter o êxito esperado. 

No texto acima o salmista diz que estava angustiado e que foi na palavra de Deus que encontrou consolo. O consolo é o que nos leva à tona para respiramos o ar puro da segurança de sabermos que se não for pelo CAMINHO, e na PALAVRA (Jesus Cristo) correta, seremos levados a lugares o mais estranhos possíveis, cujo destino final não é nem um pouco agradável. 

Somente quando buscamos em Cristo a salvação de nossas almas poderemos nos sentir CONSOLADOS, sabendo que no final tudo nos será explicado e tudo será solucionado, mas enquanto aqui, nesta existência, estaremos suscetíveis a passarmos por muitas aflições. Não estamos livres da angústia, mas podemos saber aonde buscar o consolo e o alívio. Na Bíblia Sagrada. 

Kierkegaard não conhecia o caminho, por isso disse que "O ser humano sente desamparo, incerteza, falta de controle diante da liberdade de decidir. Optar por um caminho significa correr riscos, abrir mão das alternativas. Isso é angustiante". 

A frase deste filósofo nos dá o alerta - quando o ser humano deixa de lado a ÚNICA verdade e começa a crer que existem várias verdades segue direto para o gueto da angústia e por lá ficará até que entenda que somente Jesus Cristo é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA...Em Cristo temos a liberdade de entregarmos o CONTROLE para ele e descansarmos. Confiaremos nossas vidas e nossas escolhas a ele e assim poderemos subir à tona para respirarmos o ar da VIDA, o ar da LIBERDADE de termos somente uma opção que é a única que nos deixa verdadeiramente livres.

Saia das profundezas da incerteza, aonde queremos controlar nossas vidas e ficamos passeando por diversos caminhos, para emergirmos e respirarmos o ar que nos livrará de toda angústia da alma. JESUS CRISTO é a PALAVRA, ele é a VIDA e o CAMINHO, quem quiser poderá ser curado, mas quem não quiser é livre para viver eternamente angustiado com suas filosofias vãs. 

A escolha é sua! 


Autor: Tom Alvim
Imagem: Google imagens


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho ofensivo, racistas, desprovido de coerência ou outros semelhantes a estes. Obrigado por seu interesse e volte sempre a este blog. Seu comentário é muito importante.