sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PNEUMAVAL




“O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gl 6.8)

Acabamos de passar pelo carnaval. Será mesmo? Cada ano ele é esticado um pouco mais. Acabamos de ouvir do governo da Bahia a intenção de transformar a semana toda em carnaval. Não fará muita diferença; pois já temos o pré-carnaval; o pós-carnaval (sábado de aleluia) e tantas outras ocasiões que são transformadas em carnavais.
Isso significa muito investimento naquilo que a Bíblia chama de “carne”; todo um conjunto de valores, iniciativas, comportamentos, filosofia de vida, tudo voltado para alimentar, enriquecer, dar vazão àquilo que lhes dão prazer; os torna felizes; os fazem caminhar dia-a-dia construindo seu “castelo de areia”; sua “felicidade inatingível”; suas “fantasias”; suas “realidades existenciais” que se tem provado: não é aquilo que pensam que é; nem tão pouco pode dar o retorno que esperam; proporcionar o bem estar, o senso de realização que procuram. Como prova disso temos os acontecimentos intimamente ligados ao carnaval; ou, então, aqueles fatos que se sucedem como decorrência do carnaval. Foi possível ver brigas, quebra-quebra, vandalismo, mortes por causa da embriaguês, todo tipo de excessos. São os mesmo valores que têm ceifado precocemente vidas como: Michael Jackson, Withney Houston, Amy Any House, Lacraia, Vera Fischer; jogadores famosos que estão destruindo suas carreiras por causa das baladas, farras e bebedeiras. Só muda o nome, mas os valores e comportamentos são exatamente os mesmo!
Quantos recursos humanos empregados; talentos; energias; dinheiro; recursos naturais (plástico, papel), quando todos gritam pela sustentabilidade. Ao ver aquele gigantesco carro alegórico em São Paulo pegando fogo, pensei: que desperdício! Ao ver aquelas pessoas sendo presas por defenderem suas escolas de samba, pensei: que luta por valores sem valor!
A palavra carnaval significa “festa da carne”. Pensei em nós, os crentes, promoverem um “pneumaval” – festa do Espírito! Pneuma é a palavra no grego do Novo Testamento para Espírito. Imagine todos os crentes, todas as igrejas, separando um tempo assim para um esforço concentrado em promover tudo que é do agrado do Pai: tudo que é santo, louvável, verdadeiro, justo, que produz edificação; missões, evangelismo local, beneficência; entregar uma oferta sacrificial para que sua igreja e o reino de Deus possa ir mais longe; uma semana de culto e adoração sem parar, envolvendo orações e cânticos fervorosos. Assim como eles têm colhido “corrupção”, com certeza, nós colheríamos “vida abundante em Cristo”; “vida abundante do Espírito”.

Seu amigo, encorajador e pastor Genevaldo.

(E-mail:gesb@ig.com.br;  
Twitter: @PastorGenevaldo)

Imagem: Stock.xchng

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários de cunho ofensivo, racistas, desprovido de coerência ou outros semelhantes a estes. Obrigado por seu interesse e volte sempre a este blog. Seu comentário é muito importante.