terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TENTAÇÃO? OU PROVAÇÃO




Autor: Pastor Ezio dos Santos França 

A vida nem sempre é o que parece ser! Isso porque ninguém gosta de expor sua realidade, com essa atitude somos levados a sonhar com um estereótipo, então vivemos o que aparentamos ser. Talvez nossa realidade nem seja tão ruim, mas a rejeitarmos desejamos algo perfeito e sobrenatural para nos sentir realizados e de bem com o mundo. Isso acontece acho eu, que é simplesmente uma questão de falta de aceitação de nosso “EU” ou algo mais grave a “CULPA”; por isso guerreamos em nosso interior, e neste campo de batalha travado entre o real e o irreal, na maioria das vezes torcemos pelo irreal, pois o idolatramos e o desejamos. Mas uma coisa é certa “uma vez vencido o que é real” em nós ele sempre estará confrontando aquilo que escolhemos ser e que na sinceridade de nossa vida não somos. Então nesta batalha interior o vencedor irá sempre prostrar-se diante do oponente que uma vez vencido o atormenta e sufoca sua possibilidade de ser feliz.
Definir tentação e provação nos leva exatamente e este campo de batalha, mas com uma grande diferença. As fontes direcionadoras destes inimigos nossos são diferentes! Quando lutamos para sufocar aquilo que não gostamos de ser, ou seja, a nossa realidade a fonte dessa luta somos nós. No entanto quando falamos de tentação e provação somos levados a lutar contra inimigos externos e bem mais fortes, e se vivemos de estereótipo seremos preza fácil a ceder às tentações e sermos reprovados em nossas provações.
Uma coisa que marca a grande diferença entre estas duas é que uma vem do diabo, pois a bíblia fala que sua missão é: Matar, Roubar e destruir. Tiago em sua carta a igreja diz: Quando alguém for tentado, não diga:Esta tentação vem de Deus.Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Somos tentados em nossas concupiscências, nossos desejos maliciosos, nossa vontade pecaminosa que é natural em quem vive uma vida de aparências. A tentação leva o homem pra longe de Deus, destrói sua comunhão e leva a prática do pecado; quando somos tentados em muitos casos culpamos Deus por permitir esse momento miserável e destruidor que o tentador lança sobre nós. Outra coisa importante e que precisamos aceitar somos nós quem atraimos a tentação! Isso acontece quando damos razão à carne o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus. 26.41b. O apóstolo Paulo diz que o que semeia na carne da carne colhe corrupção, ou seja, a morte.
A provação esta vem de Deus e quando ela chega até nós somos levados a acreditar que é nossa inimiga, mas há algo diferente neste momento de insegurança que cada um de nós passamos, haverá sempre um horizonte a nossa frente, a provação às vezes nos faz perder e perder feio, no entanto a cada perda em nossa vida uma nova lição aprendemos, a provação vem de Deus e quando somos provados nos sentamos na escola do Senhor, pois ele tem algo maior para cada um de nós. Tiago também nos fala assim:Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tg. 1.12. Suportar é ser perseverante é confiar que quando estamos diante da cátedra de nosso Deus estaremos seguros, pois sua palavra nos fala que Ele jamais nos dará provação que não sejamos capazes de suportar, quando somos provados nos aproximamos de Deus que cuida de nós. Então aprendemos do Senhor que precisamos sempre viver em sua dependência, e somos envolvidos por seu terno amor que nos faz felizes bem assim como está escrito em sua palavra: Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida. Tg. 1.12. A provação tem por finalidade nos purificar em nossa vida cristã e aumentar nossa comunhão com o Pai.
Resumindo quando somos tentados! Somos tentados pelo diabo. Que trará sobre nossas vidas toda carga de destruição, que ele puder realizar isso acontecerá sempre quando, teimarmos em ser o que não somos, e pra nos livrarmos das tentações. Precisamos buscar uma vida de sinceridade, de quebrantamento diante de Deus, pois um coração quebrantado é agradável ao Senhor! E Ele nunca o rejeitará. A provação nos lavará sempre ao crescimento espiritual. Quando aprovados pelo Senhor; e para sermos, precisamos seguir os conselhos do apostolo Pedro: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus,... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, fazendo assim por certo Ele sempre cuidará de nós. Que Ele o Senhor nos abençôe.

Autor e colaborador do blog: Pastor Ezio dos S. França. 
Imagem: Stock.xchng

5 comentários:

  1. Um bom texto que abraça um assunto envolvente e real na vida de todo crente.
    Algumas falhas de digitação, são notadas mas seu contexto é lindo e envolvente e edificante. Parabéns pela postagem que Deus abençoe e sempre lhes dê sabedoria para continuar.

    ResponderExcluir
  2. Pena que não sei o seu nome, mas obrigado pelo comentário. Os erros de digitação são culpa minha, o autor pediu-me que desse uma olhada antes, mas devido a correria postei sem fazê-lo.
    Em Cristo,
    Tom.

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom. São assuntos assim que nos leva a pensar e refletir sobre como é maravilhoso servi ao Senhor, que nunca nos tenta, mas nos prova para sermos servos aprovados. Deus abençoe o pastor Ezio. Parabéns Tom por postar no seu blog assuntos importantes. Denise

    ResponderExcluir
  4. Valeu Denise,
    Deus é realmente maravilhoso e tudo o que Ele faz é sempre para o osso bem.

    ResponderExcluir
  5. Olha nunca ia pensar assim. Tentação afasta o homem de Deus, mas Provação o leva a cruz aos pés do Mestre para ser aprovado. Muito bom parabéns vejo aqui um blog que sempre posso visitar.

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários de cunho ofensivo, racistas, desprovido de coerência ou outros semelhantes a estes. Obrigado por seu interesse e volte sempre a este blog. Seu comentário é muito importante.