sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vida vitoriosa: O temor do Senhor



"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios. 1: 7)

Para que possamos ir bem nesta vida devemos temer ao Senhor. Este temor não é medo, pois Deus através de sua escritura sagrada revela-se a nós como alguém que nos ama e que deseja o nosso bem. Por isso devemos temê-lo.

O temor do Senhor é algo que nasce do conhecimento do próprio Deus, por isso quando o tememos começamos a ter o verdadeiro conhecimento florescendo em nós, e será neste momento que começaremos a respeitá-lo pois saberemos quem Ele é, o quanto é Poderoso, o quanto é Grandioso, Justo, Fiel e Verdadeiro.

Já não mais o trataremos com os loucos que fingem crer nele, mas na verdade não creem coisa nenhuma e vão levando a vida de maneira irresponsável e sem rumo algum. Eles desprezam a sabedoria e a instrução Bíblica que inevitavelmente os conduziriam até ao Senhor Deus e buscam em si mesmos as respostas para os seus dilemas mais profundos.

Por isso a máxima do filósofo grego Sócrates "Conhece-te a ti mesmo" é vazia em si, quando busca entender as interrogações mais complicados do ser humano no lugar errado. Primeiro devemos querer conhecer a Deus e depois iremos aos poucos começando a conhecer a nós mesmos.

Não adianta trocar a ordem dos fatores, pois neste caso irá alterar totalmente o produto.

O conhecimento começa em Deus e depois revela-nos a nós. É assim que deve ser feito, caso contrário não funciona.

Primeiro vem o casamento, depois os filhos. Primeiro vem os estudos, depois a profissão. Primeiro vem o trabalho árduo e depois os seus frutos. Primeiro vem Deus, depois nós.

Por isso essa geração atual está tão perdida. Ela quer ter os filhos primeiro, depois, talvez, assumir um compromisso com a pessoa "amada". Primeiro sonha com uma profissão, mas não estuda para alcança-la, e segundo os ensinamentos da propaganda agressiva ter tudo de bom nesta vida, sem deixar o seu suor regar a terra.

Para obtermos sucesso, do ponto de vista divino nesta vida, temos que buscar este conhecimento que nasce no próprio Deus, para depois disto continuarmos nossa caminhada em tremor e temor, sabendo quem ele é, e por consequência quem somos nós nesta existência.



Autor: Tom Alvim

Imagem: Stock.chng

2 comentários:

  1. Seu blog foi um bom achado. Valeu.
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jean,
    fico feliz por sua visita. Sempre que quiser voltar fique à vontade.
    Em Cristo,
    Tom Alvim.

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários de cunho ofensivo, racistas, desprovido de coerência ou outros semelhantes a estes. Obrigado por seu interesse e volte sempre a este blog. Seu comentário é muito importante.